domingo, 30 de janeiro de 2011

A segunda semana

      Meta da segunda semana: correr 10 minutos no total (5 x 2' corrida / 1' caminhada).

      O DESAFIO
    No primeiro dia dessa segunda série, confesso que não fiquei muito feliz com meu desempenho. Talvez tenha sido por cansaço, ou talvez pura preguiça mesmo, mas fato é que não consegui completar a meta da semana. Ao invés de correr 5 vezes durante 2 minutos, corri apenas 3, e as duas últimas vezes corri apenas 1 minuto. Mas como a fofa da Larissa me mostrou nesse site aqui, "even a bad run is better than no run at all", então isso acabou não abalando minha motivação no geral.
     A segunda vez foi bem melhor, tanto que eu acabei a série de 5 corridas de 2 minutos sem estar cansada (e sem falta de ar!), querendo até correr mais. Mas achei melhor segurar a emoção e não puxar muito, já que ainda estou bem no começo. Achei interessante sentir essa disposição toda justo no dia em que fui à academia à noite, ao invés de de manhã, como em todas as outras vezes. Acho que vale a pena tentar de novo pra ver se rendo melhor nesse horário.
    Ontem, o último dia da série, também foi relativamente tranquilo. A dificuldade pra respirar ainda me incomoda bastante, mas comparando com a primeira semana, já está bem mais fácil de lidar com ela. Estou confiante pra começar a terceira semana do running plan. :)


      MOTIVAÇÃO
     E é com muito orgulho que digo que sim, minha motivação ainda continua super em alta! Sério, nem eu estava botando tanta fé que eu continuaria empolgada à medida que as metas fossem ficando mais difíceis. Mas eu continuo ansiosíssima pela próxima corrida!


      UMA DICA
     Algo que tenho achado bastante útil (e acho que vai ser ainda mais útil à medida que os minutos correndo forem aumentando), é resistir ao primeiro - e muitas vezes também ao segundo, terceiro - impulso de olhar no relógio pra ver quanto tempo ainda falta correr até a próxima pausa. Olhar pro relógio toda hora dá a impressão que o tempo passa mais devagar e que você está correndo há muito mais tempo do que realmente está, aumentando a sensação de cansaço.
     A solução que achei então foi resistir o máximo possível, e deixar pra olhar só quando faltarem uns 10s (é incrível como vc desenvolve uma percepção boa de quanto tempo você já correu depois de duas semanas, quase sempre estou certa). O efeito disso na moral é enorme, porque você vai olhar pro relógio, ver que já correu tudo o que precisava, dar um sorrisão de orelha a orelha e ter aquela sensação deliciosa de missão cumprida.

5 comentários:

  1. minha maior frustração com corridas sempre acabou sendo os tempos. ficava focado d+ em atingir os tempos e não me exercitava. isso inclui respiração, concentração e por fim, desistia da corrida.

    como eu disse, ainda vou arranjar uma academia com uma boa piscina para nadar. alias, acho que natação é o melhor esporte para aprender a respirar fazendo exercicios.

    ResponderExcluir
  2. Bem, continue postando, quero ver como seu corpo tá evoluindo com os exercicios. Se der tudo certo vou sugerir essa planilha pra minha irmã tb.

    ResponderExcluir
  3. Rô, tentei a planilha e pra mim não deu. Achei pesado, mas deve ser pq tenho MUITO mais anos de sedentarismo do que vc e talvez eu tenha que achar uma planilha geriátrica... anfã... tô fazendo 20min de esteira, intercalando maior e menor velocidade de 2 em 2 minutos e até agora as duas caminhadas foram tranquilas... hahahha! mas o importante é que saí da inércia, né?

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, Pat! Caminhada já é excelente, deixa saudável e queima calorias do mesmo jeito! :D
    Tomara que vc se anime pra continuar nessa rotina, dou o maior apoio! x]

    ResponderExcluir
  5. Isso é verdade, eu comecei com algo bem mais tranquilo q isso, tipo, andando a 4,5km e descansando a 3 ahahaha. Mas sei lá, com 2 dias eu tava andando a 6km e descansando a 5km. Demorei a correr e fui adicionando 1 minuto corrido pra 5 andando. O problemático foi o fulo de 2 correndo e 3 andando pra 3 correndo e 2 andando. Isso já quase 1 mes depois.

    ResponderExcluir