domingo, 1 de maio de 2011

Novidades, novidades, novidades!

      Sei que tenho negligenciado esse blog, mas esse final de semestre na faculdade com entrega de trabalhos e tudo o mais tá osso. Então como faz um tempão que não escrevo, esse post aqui vai ser um resumão de tudo o que tem acontecido ultimamente.

     5K!
    Sim, finalmente cheguei aos 5km! Na verdade isso aconteceu antes do que eu esperava, se não me engano na semana seguinte depois de eu ter postado no blog pela última vez. Não foi sofrido como costumava ser quando eu corria na esteira. Como todas as pequenas metas que tenho completado, foi bastante prazeiroso ver que mais uma vez eu consegui ir além do que eu já estava indo sem praticamente morrer depois.
    Agora que cheguei nos 5K, tenho trabalhado nas pausas, já que eu estava correndo essa distância em dois intervalos de 19 minutos, com 1 minuto de caminhada no meio. Como o objetivo é conseguir correr 5K sem pausas, estou aumentando o primeiro intervalo e encurtando o segundo. Semana passada estava correndo 25'-14' e hoje pela primeira vez tentei 30'-9'. Foi cansativo, os músculos reclamaram, mas cheguei ao final! :)
      

      A PRIMEIRA CORRIDA
      

Desde que comecei a correr eu vinha procurando por uma corrida agora por volta de abril/maio/junho. O problema é que aqui em Nottingham só tinha ou corridas 10K ou 'Fun Runs', corridas em que você não têm um chip, cronômetros nem nada do tipo, servem só pra arrecadar fundos pra alguma instituição (nada contra, mas eu estava procurando algo mais 'oficial'). Aí no começo desse mês vi que conseguiria ir ao Brasil no final de maio, então aproveitei pra me inscrever no Circuito Athenas (cuja primeira etapa de 5K vai ser dia 22/05). Eu não acreditava muito nisso que as revistas especializadas dizem de que se inscrever numa corrida dá um gás a mais, mas olha, dá, viu. Você começa a levar os treinos mais a sério, se preocupa em dormir noites bem dormidas pra poder acordar cedo e ir treinar, come bem, não abusa quando está com dor, tudo pra estar nos trinques no dia da corrida. Percebi que tenho tomado mais conta de mim, que foi o que me levou a agendar minha segunda consulta no fisioterapeuta, pra variar, por causa do joelho.


      O JOELHO
    Desde que eu cheguei aos 5K o joelho tem reclamado cada vez mais do esforço. Enquanto antes eu conseguia correr dia sim, dia não, agora eu tenho precisado de pausas de no mínimo dois dias pro joelho se recuperar. Como eu estava preocupada de a corrida estar me fazendo mais mal do que bem, lá fui eu de novo em um fisioterapeuta.
      Felizmente as notícias foram todas positivas. Não, eu não precisarei parar de correr. Sim, o 'crec' que meu joelho faz toda vez que dobra (bem onde a seta na figura está mostrando) deixou o fisioterapeuta preocupado, mas ele disse que a condição não é permanente, não é nenhum tipo de lesão e dá pra reverter. A explicação que ele deu foi a mesma que a outra fisioterapeuta, a de que tem um desequilíbrio entre os músculos da coxa, e o interno, como está mais atrofiado, não está sustentando o joelho como deveria. A diferença é que os exercícios que ele passou são mais leves e causam menos impacto do que os que a outra fisioterapeuta passou. Basicamente, eu tenho que contrair o músculo da perna de um jeito que ele ensinou por 3s e depois relaxar, fazendo de 30 a 40 repetições diárias. Vamos ver no que dá. Ele também disse que uma proteção pro joelho também talvez ajude, não só por segurar tudo no lugar, mas por me dar também mais confiança pra correr, já que ele amortece parte do impacto e reduz a dor.

      Bom, é isso. Se eu não conseguir postar de novo nesse meio-tempo, com certeza posto antes e depois da corrida!

2 comentários:

  1. Joelho e tornozelo são fontes intermináveis de problemas. tudo bem que meu problema de tornozelo vem da infancia/pré adolescencia, com torções pesadas, mas é interessante ver que são as duas juntas de ossos que mais sofrem com qualquer esporte (menos natação).

    mas nossa, eu já te falei e repito. adorei ver vc alegre de ter corrido o 5k pela primeira vez. senti orgulho da sua conquista. *=

    ResponderExcluir
  2. Dia 22 é nóis, bee! :o)
    No dia você nem vai lembrar que tem dor no joelho, você vai ver. É a vantagem da adrenalina!

    ResponderExcluir