sábado, 12 de fevereiro de 2011

A quarta semana

     Meta da quarta semana: correr 16 minutos no total (4 x 4' corrida / 1' caminhada).

    E nem só de sucessos é feito esse blog. Assim como tenho até agora compartilhado todo meu progresso, acho que cabe também compartilhar as semanas em que as coisas não correm como o planejado. E essa semana foi uma delas.


      PREGUIÇA E DESÂNIMO

     Essas duas palavrinhas estiveram comigo a semana toda, e acho que ainda não consegui me livrar completamente delas. Mas pra falar a verdade, achei até que demorou muito pra aparecer uma semana em que a motivação não ia se manter em alta.      
     Acho que tanto fatores físicos quanto psicológicos contribuiram pra essa falta de ânimo toda, um levando ao outro no melhor estilo bola de neve. Pra começar, recebi uma notícia na segunda-feira que, ao invés de me deixar feliz, me deixou preocupada, agoniada e com a cabeça cheia o resto da semana. Aí somado a isso comecei a comer MUITO mais besteira do que o normal (acontece quando eu fico nervosa), o que provavelmente contribuiu pro sono absurdo que tive essa semana, além da menor disposição. E nessas a auto-estima despenca pro pé. Aí acabei entrando naquele conhecido círculo vicioso: não ir treinar porque está desanimada > se sentir mal > não ir treinar porque está se sentindo mal > se sentir pior ainda > e por aí vai...


      OS TREINOS
      Ao contrário das outras semanas, acabei treinando apenas dois dias nessa, terça e hoje, sábado. Terça-feira foi treino normal na esteira, mas como eu passei a semana toda desmotivada, decidi que precisava fazer algo diferente pra me animar. Aí decidi, ao invés de ir pra academia, correr ao ar livre, apesar dos 7°C e ventos a 20km/h.


      CORRER NO ASFALTO
    Infelizmente minha primeira experiência no asfalto não foi lá muito boa, por diversos motivos (e olha que o frio, incrivelmente, NÃO foi um deles). Primeiro eu não conheço a cidade direito, ou seja, não tenho a menor idéia de lugares bons pra se correr, o que resultou em eu passando por muito mais semáforos do que pretendia, e ter ficado com aquele medinho constante de ir parar em alguma quebrada de reputação duvidosa. Segundo, o fone do iPod ficava caindo toda hora do ouvido porque ainda não tenho fones apropriados pra corrida. Terceiro, minha blusa ficava subindo o tempo todo, e ao invés de me concentrar na corrida, ficava mais preocupada com não deixar a barriga à mostra. E por último, mas não menos importante, o único relógio que tenho aqui é de ponteiro, o que fez a tarefa de marcar os tempos de corrida e descanso certinho muito mais difícil.     
     Mas chega de reclamar. O interessante foi que notei que minha batata da perna ficou doendo em lugares diferentes do que fica normalmente quando eu corro na esteira. Andei lendo na Runner's World (revista de corrida daqui) que pra tentar equiparar o trabalho de esteira ao trabalho ao ar livre eu devia tentar aumentar um tantinho a inclinação da esteira. Acho que passarei a fazer isso.
     Além disso, minha respiração, apesar de estar ficando cada vez mais tranquila, também sentiu o impacto da mudança. Tive aquelas dores chatas na costela por não respirar direito umas duas vezes, coisa que não acontecia sei lá, desde a primeira semana.

      Mas enfim, mesmo com a caca que foram esses últimos treinos, tento sempre lembrar de uma das dicas desse site aqui: "Accept and appreciate the fact that not every single run can be a good one". E vamo que vamo pra quinta semana!

4 comentários:

  1. Amor, a parte mais dificil é manter o foco e esquecer que, querendo ou não, o progresso e o animo não andam juntos. as vezes é necessário usar aquele extra que vc ganha com os treinos na vida real para não desanimar.

    ResponderExcluir
  2. AMORRRRRRRRRRR (brinks) considera a missão cumprida e bola pra frente. Nem toda semana a gente consegue se manter na rotina, e às vezes sair do esquema pode ser muito melhor do que se você tivesse ido treinar desanimada. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu tb to na minha semana ruim... semana passada só corri 2x e essa semana até agora tb, mas já decidi de correr amanha tb. Meu chefe tá de férias e eu to só me fudendo pra cobrir ele

    ResponderExcluir
  4. Fique firme Rô. Pessoas normais passam pelo que vc está passando. Pior e patética sou eu, que desencanei de caminhar na esteira pq em casa sempre achava outra coisa pra fazer, fui ver aulas de hidro numa academia perto de casa, comprei o maiô da academia há 2 semanas e ainda não fui em uma aula!??

    ResponderExcluir