sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Começar é sempre a parte mais difícil

The White Rabbit put on his spectacles. "Where shall I begin, please your Majesty?" he asked. "Begin at the beginning", the King said, very gravely, "and go on till you come to the end: then stop."
- Lewis Carroll, Alice's Adventures in Wonderland

      O título desse post se aplica tanto a começar esse blog quanto à atividade que me motivou a começar a escrever. Mas como diz o Rei de Copas, comecemos do começo, ou seja, de como eu decidi deixar de lado minha vida sedentária e embarcar na corrida.

      Eu vinha levando uma vida totalmente sedentária há mais de um ano, desde que vim morar na Inglaterra no final de 2009. No final desse mesmo ano sofri um acidente de bicicleta e fiquei meses sem conseguir andar direito. No entanto, a situação só ficou mesmo insuportável no final de 2010, quando a falta de exercícios e postura incorreta decorrente de tardes infindáveis estudando na biblioteca da faculdade resultaram em dores insuportáveis nas costas e pescoço, que acabavam refletindo em outras partes do corpo e me dando dores de cabeça excruciantes praticamente todo dia.

      Ao chegar no Brasil pro Natal, decidi consultar um acupunturista que, depois de várias agulhadas e massagens extremamente dolorosas, me deixou com o aviso que se eu voltasse pros meus hábitos antigos, não tinha massagem e acupuntura que fosse resolver meu problema, que poderia acabar se tornando crônico.

      Voltei pra cá então decidida a começar a me exercitar, mais motivada pelo medo de voltar a sentir dores do que por outra coisa. O problema é que eu sempre odiei academias, e voltar a fazer ballet estava fora de questão porque o acidente de bicicleta me deixou com um tornozelo ruinzão pros tipos de movimento que o ballet requer (meia-ponta, ponta, etc). Como professora de inglês, nunca vi com bons olhos aqueles alunos que chegavam pra estudar dizendo que já haviam começado cursos de inglês trocentas vezes, mas acabavam sempre largando por diversos motivos e tendo sempre que começar tudo novamente. Engraçado é que eu mesma fiz isso minha vida toda com academias. Já devo ter me matriculado em academias pelo menos umas 10 vezes desde os meus 15 anos, e nunca durei mais do que 3 meses em nenhuma. Eu precisava então de algo a mais, além do medo de voltar a sentir dor, pra poder não só suportar, mas quem sabe até me divertir fazendo atividade física.

      Foi aí que, graças ao incentivo do pessoal de um fórum de que participo, decidi começar a correr. "Mas Rossana, assim do nada, depois de tanto tempo parada?" 
      Sim! E nos posts seguintes (que eu prometo que serão bem mais curtos), vocês vão poder não só ter uma idéia de toda a preparação que fiz antes de começar nessa empreitada, como também acompanhar meu progresso semana a semana e quem sabe até se inspirar pra começar essa atividade, que requer pouco mais que um bom par de tênis e motivação o suficiente. ;-)

      "E esse blog?" 
      A idéia do blog surgiu como forma de dar um boost extra na minha motivação, já que reportar meu progresso aqui acaba reforçando o compromisso que tenho com minhas metas. 

      Pra finalizar, acho importante esclarecer que esse blog não se propõe a dar nenhum tipo de conselho profissional pra quem quer começar a correr. O que vocês vão encontrar aqui são apenas minhas impressões, opiniões e tudo o que fiz ou li desde que decidir embarcar nessa. :)

5 comentários:

  1. Prezada prima, sim sim. começar devagar é sempre bom. a uns 15 anos atras eu ainda era usuario assiduo de cerveja e cigarro, mas mesmo assim comecei a correr num ritmo lento, mas comecei. Depois de uns 3 meses ja estava com folego pra correr uns 3 KM sem forçar. Hoje, sem cigarro graças a Deus, corro tranquilamente 6 KM. Isso minimiza demais nossos problemas (genéticos) de lombar, ciático, renite, sinusite e outros. Entao se vc voltar pro BRASIL, voce se junta a mim e a Giu e o Marcio e podemos até treinar pra brincar na São Silvestre. topa?

    ResponderExcluir
  2. Tsinho: Thanks! x]

    Dan: OLOCO, Dan, a São Silvestre eu não encaro não, hein! Mas topo correr contigo, o Marcio e a Giu quando eu voltar, that's for sure. x]

    ResponderExcluir
  3. Como assim você tem um blog e só sei agora, 16 horas depois? E sobre corridas, ainda, quem diria? Muito legal sua proposta. Já dizem por aí: "Se quer cumprir uma promessa consigo mesmo, espalhe pra todo mundo". Boa sorte! Nice background, btw.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional Rossana, vou acompanhar vc sempre. Deu até vontade de fazer um pra mim tb, mas sei lá, agora já acho q meu progresso é pouco interessante pras pessoas. Fingol

    ResponderExcluir