segunda-feira, 14 de março de 2011

POST COMEMORATIVO: 3K!


      Pra ser sincera eu achava que o post de hoje ia ser comemorativo por eu ter batido a meta de 2,5km, e não a de 3km. Foi uma agradável surpresa ver pelo Google Maps que, ao contrário do que o meu sensor (erroneamente) marcou, eu tinha corrido 3,1km nos 24' de treino de hoje.
      Então YAY, parabéns pra mim! x] Nesse ritmo, antes do final de abril devo estar correndo os 5K!
      E pensar, caros leitores desse blog, que menos de 2 meses atrás eu vinha levando uma vida completamente sedentária há mais de um ano! Até lembro de como achei que fosse morrer na primeira vez que corri 7 minutos em séries de 1' cada na academia. E de lá pra cá fiz um progresso considerável, já que agora já estou correndo 24 minutos no total, em 2 séries de 12. Ah, sim, e isso me leva ao primeiro assunto que quero discutir nesse post:


      O PLANO DE CORRIDA
      Como eu tinha comentado no post passado, o plano de corrida que eu vinha seguindo, junto com o fato de eu estar correndo apenas na esteira, não estavam me deixando muito feliz, muito menos motivada. Depois de muito procurar por um plano novo que estivesse de acordo com o que eu imaginava que funcionaria pra mim, sem sucesso, resolvi mandar o plano antigo às favas e criar o meu próprio. Descrevendo brevemente:

      ANTES: Tempo total de corrida dividido em 4, com 1 minuto de descanso entre cada série. Aumento de 4 minutos por semana (1 a mais em cada série).
      AGORA: Tempo total de corrida dividido em apenas 2, com 1 minuto de descanso entre cada série. Aumento de 4 minutos por semana (2 a mais em cada série). FASE ATUAL: 24' no total (2x12').

      Se esse plano de corrida é bom ou não, ou se é recomendado por experts no assunto ou não, eu realmente não sei. Mas tem funcionado pra mim, e no final das contas é isso o que importa. O plano anterior funcionou muito bem nas primeiras semanas, mas depois da quinta semana eu percebi que não estava mais progredindo muito com ele, o que me desmotivou seriamente. Mas não foi só o novo plano de corrida que me fez recuperar a motivação não, o que nos leva ao segundo tópico desse post:


      CORRENDO AO AR LIVRE
     Domingo passado decidi largar a esteira de vez e começar a "pound the pavement", como se diz por aqui. E foi libertador, minha gente, libertador! Eu tinha perdido todo o tesão na corrida e correr na academia nada mais estava sendo do que um exercício puramente mecânico. Começar a correr ao ar livre me fez sentir aquela empolgação toda das primeiras semanas novamente. Mas como tudo na vida, correr ao ar livre não é só coisa boa não, então listei aqui algumas coisas que andei notando nessa semana em comparação a correr na esteira:

      VANTAGENS DE CORRER AO AR LIVRE

  • Trabalhar mais grupos de músculos: Por conta das subidas e descidas, ao invés de só trabalhar uns poucos grupos de músculos, senti que correr no asfalto tem trabalhado muito mais vários outros grupos, principalmente panturrilhas e glúteos, coisa que a esteira, mesmo com uma inclinação de leve, não estava mais fazendo.
  • A paisagem deixa a coisa toda muito menos monótona, principalmente no meu caso, já que estou correndo em uma parte da cidade na qual eu nunca tinha estado antes. Então cada minuto a mais e cada quarteirão a mais que corro é uma parte nova da cidade que estou descobrindo. O fato de eu estar passando por algumas landmarks que são lindas de tirar o fòlego também tem ajudado a coisa toda a se manter interesante.
  • É mais fácil controlar o ritmo. Ao contrário da esteira, em que vc aperta um botão e ela determina a velocidade que você corre, correr na rua permite que você ajuste a velocidade de uma forma mais 'fina'. O que eu sentia na esteira é que no fim das contas nunca tinha uma velocidade boa. Ou eu estava "correndo mais que a esteira", ou eu estava bufando porque estava muito puxado. Mas de novo, acho que é uma característica minha (ou problema meu, não sei) não conseguir correr o tempo todo na mesma velocidade, outra razão pela qual eu estava sofrendo tanto na esteira.
  • Ver outros corredores na rua dá um baita ânimo! Apesar de eu não fazer parte de nenhum clube de corrida, percebi que cruzar com outros corredores no caminho, mesmo que eu não fale ou conheça ninguém, dá um baita de um ânimo. Não sei explicar bem o motivo, mas deve ter algo a ver com a sensação de "pertencer a um grupo", de ver gente dando duro e curtindo a corrida tanto quanto você está. Engraçado que eu nunca tive essa mesma sensação na academia... vai entender.

      DESVANTAGENS
  • É mais difícil manter o ritmo. Se por um lado dá pra ajustar a velocidade de uma forma mais fácil, ter certeza que essa velocidade será mantida está sendo bastante difícil pra mim. Como dá pra ver nesse meu gráfico de corrida da semana passada, por exemplo, minha velocidade varia bastante durante a corrida, e prevejo que esse será um dos meus maiores problemas quando eu parar de treinar pra melhorar a quilometragem e começar a treinar pra melhorar minha velocidade.
  • Semáforos e terreno irregular atrapalham. A menos que você tenha sorte de treinar em um circuito, semáforos e o trânsito vão ocasionalmente fazer você ficar correndo no lugar pra não perder o ritmo enquanto espera o semáforo de pedestres abrir. E o fato de calçadas não serem sempre regulares sempre exige de você um pouco mais atenção (mais ainda pros desastrados como eu) pra não torcer o pé ou enfiá-lo numa poça ou buraco.
  • As dô: As dores têm de longe sido o maior problema, porque minhas pernas têm sentido bastante a diferença entre correr em uma esteira com amortecedor e correr no asfalto duro. Dói joelho, dói planta do pé e dói a junção da bacia com o fêmur (se bem que esse último eu resolvi mexendo menos o quadril lateramente enquanto corro, o que segundo a Runners' World parece ser uma técnica de escape de corredores cansados =P). O bom é que eles doem depois da corrida e no dia seguinte, mas no dia de correr de novo eu já estou nova em folha outra vez. Então pra falar a verdade essas dores não têm me preocupado muito, apesar de eu estar planejando visitar um ortopedista/fisioterapeuta só pra ter certeza de que está tudo ok.

      Mas mesmo com essas desvantagens, no final das contas tenho estado bastante feliz e satisfeita com a mudança da academia pro asfalto, e espero mesmo continuar progredindo rumo aos 5K. Mas esse post fica por aqui. Com sorte consigo postar mais essa semana. :)

      Ah sim, sempre bom avisar: não tomem tudo o que eu disse nesse post como verdade absoluta. Essas foram só as minhas impressões durante essa semana de corrida, sem base alguma em qualquer tipo de recomendação médica.


2 comentários:

  1. 4 prós e 3 contras
    os prós ganharam, além de vc ter sempre "ar fresco", não o ar viciado de academia, né?

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim, ar viciado de academia é super nojentinho. Principalmente quando cheira a bando de hómi suado, eca.

    ResponderExcluir