sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A terceira semana

      Meta da terceira semana: correr 12 minutos no total (4 x 3' corrida / 1' caminhada).

      PRIMEIRO DIA
     Acho que está virando regra eu não conseguir cumprir a meta semanal no primeiro dia. Não que isso seja um problema, longe disso, afinal, o esperado é que o progresso seja gradual mesmo. Então ao invés de correr 3'-3'-3'-3', acabei correndo apenas 3'-3'-2'-2'. 
     O interessante dessa semana foi que, apesar de a respiração ainda ser um pouco difícil, o que me impediu de correr os 12 minutos não foi a falta de fôlego, mas sim o esforço muscular, coisa que nunca tinha acontecido antes. Nunca antes eu tinha sentido os músculos da perna queimarem enquanto eu corria, como se eu estivesse fazendo as repetições de uma série de musculação.
     Então pois é, minha gente, eu fico aqui escrevendo sobre toda a minha empolgação e tudo o mais, mas não tá fácil não, viu. :P O que não significa que tenha passado pela minha cabeça a idéia de desistir, não mesmo! Na verdade não vejo a hora de estar correndo os 5km e o tempo aqui esquentar pra eu começar a correr na rua!


      SOLDIER DOWN!
     O que era pra ter sido meu segundo dia de corrida acabou sendo um dia comigo prostrada na cama cheia de remédios e pomadas, mal conseguindo virar prum lado e pro outro de tanta dor na lombar. Tinha dado um mau jeito nela no dia anterior me ESPREGUIÇANDO. ¬¬
    Então nesse dia decidi pegar leve e ficar descansando em casa pra não machucar ainda mais a coluna com a corrida. Aí no dia seguinte fui cedinho pra academia e fiz só a corrida e exercícios de musculação que não sobrecarregassem as costas.


      MELHORES HORÁRIOS PRA CORRER
     Eu tinha comentado num post anterior que tinha gostado muito de correr de noitinha, depois de estudar a tarde toda na faculdade. Pois é, não deu. Estudar a tarde toda na biblioteca me deixa de muito saco cheio, sem energias e com e vontade de fazer nada o resto da noite. Tentei fazer isso mais duas vezes, mas nas duas vezes fui de mau-humor e contra a minha vontade pra academia, mesmo sabendo que eu ia me sentir bem depois.
     A alternativa, que era correr de manhã cedinho antes da aula (o que a princípio eu achei que fosse ser bem pior), acabou se mostrando muitíssimo produtiva. Dá preguiça, dá sono, mas também dá um ânimo e energia incríveis pro resto do dia, fazendo ele render muito mais. Pretendo correr mais vezes de manhã cedo. O segredo é não pensar muito de manhã, e sim levantar da cama, se vestir e sair de casa antes de dar tempo de qualquer "ai, mas tá frio" passar pela sua cabeça.


      VENDO OS RESULTADOS: CORRENDO PRA PEGAR O ÔNIBUS
     Estou só na terceira semana do programa de corrida, mas ontem pude ver a diferença que correr está fazendo. 
    A história é sempre a mesma: eu saio da aula, estou indo em direção ao ponto de ônibus, e quando faltam uns 100m pra chegar nele o bendito do ônibus chega. E aí começa a corrida desenfreada pra não ter que esperar pelo próximo, corrida essa que costumava me deixar com falta de ar, cansada, achando que ia cair dura no chão e com eu precisando de quase 5min pra me recuperar.
    Mas ontem foi diferente. Comecei a correr, correr, correr, correr, o ônibus foi chegando mais perto e nada de eu estar sem ar. De repente alcancei o ônibus, agradeci o motorista por ter esperado, respirei uma vez mais fundo e.... cabou. Sem cansaço, sem falta de ar, nada! Fiquei satisfeira comigo mesma. :)

9 comentários:

  1. Ai bee, eu ri demais dessa foto do soldier down. hahahahahhahahaa

    ResponderExcluir
  2. exercício de manhã é uma maravilha pelo boost de endorfinas logo cedo.
    eu lembro que eu te falei sobre essa reação, o chato quando eu ia para a academia é que de manhã eu me sentia no "jardim de infancia"...

    ResponderExcluir
  3. ah sim, a foto do soldier down, como eu te disse, é epic lulz

    ResponderExcluir
  4. putz, me identifiquei demais com essa foto do soldier! hahahahehehehe!

    ResponderExcluir
  5. É, como eu disse, seu treino tá até puxado no meu conceito de amebisse. Eu demorei muito mais tempo pra correr 3 minutos e nem fudendo q eu descansava só 1. Sempre preferi aumentar o tempo de corrida mas manter o descanso.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Fingol, às vezes manter a pausa de 1 minuto é mais difícil que tudo. Passa muito rápido e não dá tempo de recuperar o fôlego!
    Mas tenho mantido só 1 min de pausa mesmo, mesmo que eu não consiga correr tudo no final. Acho que é nessas que vc força um pouquinho mais sua resistência cardiorrespiratória né. Espero estar fazendo certo. :P

    ResponderExcluir
  7. Rô, já te admirava pela iniciativa, agora tb te admiro pela força de vontade, pois não é nada fácil, viu!

    ResponderExcluir
  8. A pausa de 1 minuto é justamente pra que sua frequência cardíaca não baixe muito. Se você deixar cair muito, depois fica mais cansativo retomar a corrida.
    Ah! E também não pode correr até ficar sem fôlego, isso é só pra corredores de velocidade! O certo é manter um ritmo confortável o tempo todo.

    ResponderExcluir