Meta da primeira semana: correr 7 minutos no total (7 x 1' corrida / 1' caminhada).
ERROS E ACERTOS
A primeira semana foi de testes e ajustes: teste de frequência, de velocidade, enfim, dos meus limites em geral. E como era de se esperar pra um iniciante, cometi alguns erros along the way.
O primeiro erro foi ter exagerado na frequência da corrida. Naquela empolgação toda característica de quem começa a fazer uma atividade nova, comecei correndo todo dia. Primeiro e segundo dias foram ok, mas do terceiro pra frente a coisa só piorou. Sem tempo pros músculos (totalmente despreparados) se recuperarem do esforço, o que eu vi foi meu rendimento, que já não era grandes coisas, diminuindo dia após dia. Quando cheguei no quinto dia nesse ritmo, decidi parar e, mesmo com medo de perder o pouco que eu já tinha alcançado, decidi correr em dias alternados. A melhora foi visível logo na primeira pausa que fiz. Correr sem dor e com os músculos descansados fez toda a diferença.
O segundo erro, que na verdade foi mais uma questão de ajuste, foi a velocidade. Comecei correndo a 7km/h, o que eu logo descobri ser um pace super desconfortável, porque para andar é muito rápido, mas pra correr é muito devagar. No dia seguinte tentei então 8km/h. Quase morri. No final das contas, me decidi por 7,5km/h, diminuindo pra 5,6km/h nos minutos de caminhada pra recuperação.
DIFICULDADES
Meu maior problema tem sido, de longe, a respiração. As pernas não têm sentido tanto assim o esforço, tanto que sempre que eu sinto que preciso parar porque cheguei ao meu limite, é por causa da maldita falta de ar. A sensação é sempre a de não conseguir levar aos pulmões ar o suficiente quando eu inspiro. Não devo estar respirando direito e preciso ler mais a respeito. Caso eu ache algo que me ajudou, divido aqui no blog com vocês.
RECOMPENSAS
Apesar do cansaço e das dores musculares nos primeiros dias, acho que não conseguirei descrever direito aqui a sensação que é chegar ao final da meta estabelecida praquele dia ou semana. Você está cansado, suado, sem fôlego, mas extremamente feliz e satisfeito consigo mesmo por ter chegado ao fim. E ver o quanto você progride de corrida pra corrida, mesmo dentro da mesma semana, é mais motivante ainda.
Apesar do cansaço e das dores musculares nos primeiros dias, acho que não conseguirei descrever direito aqui a sensação que é chegar ao final da meta estabelecida praquele dia ou semana. Você está cansado, suado, sem fôlego, mas extremamente feliz e satisfeito consigo mesmo por ter chegado ao fim. E ver o quanto você progride de corrida pra corrida, mesmo dentro da mesma semana, é mais motivante ainda. Minha auto-estima foi outra que aumentou absurdos desde que comecei a correr. Estou me sentindo mais bonita, mais capaz, até ansiosa pela próxima corrida quando estou no dia de folga. Sempre fico com aquela curiosidade de saber se vou conseguir cumprir a meta estabelecida, se vai ser fácil, difícil... sim, e meu humor, não importa o quão ruim ele esteja no dia, sempre melhora depois da corrida. Confesso que sempre subestimei o poder das endorfinas, mas depois de começar a correr, tive que dar o braço a torcer.

Bem, depois, qdo vc já tiver conseguindo correr 5km confortavelmente as vezes a gente acomoda(eu me acomodei). A minha dica pra vc é mudar o treino, passando a fazer aulas coletivas ou planilhas de melhoras de tempo. Aula coletiva mudou minha vida. Correr com treinamento (aulas de tiros curto/alta intensidade, tiros longos/continuos, com inclinação etc) foram diferencial pra eu aumentar meu ritmo de 8km/h pra 10.5km/h em menos de 2 meses. Sendo que a 3 anos eu corria a 8km sem conseguir aumentar muita coisa, no máximo uns 9km se tivesse num dia bom. Hoje, consigo correr 7km a 8 sem subir meu batimento acima de 150.
ResponderExcluirTo indo pra Malasia agora e to com o desafio de conseguir continuar correndo.
Ultima dica e mais importante: Participe de corridas de rua. Procure alguma de 4 a 6 km ai num intervalo de uns 2 a 3 meses e se inscreva. A sensação é unica.
E palavra de quem tinha apelido de Ameba e/ou Presuntinho qdo era adolescente de tamanha preguiça, falta de preparo e disposição.
Fingol
Valeuzão pelas dicas, Fingol. Assim que eu chegar aos 5K acho que vou me juntar a um grupo de corrida que eu sei que tem aqui em Nottingham pra aumentar velocidade mesmo.
ResponderExcluirTambém andei vendo umas corridas por aqui, mas aqui em Nottingham elas são todas de 10K, coisa que eu nem sonho em fazer agora. Mas estou cogitando ir pra Londres em abril, parece que vai ter uma corrida de 5K por lá nesse mês. Seu comentário sobre a sensação pós-corrida me deixou mais empolgada ainda. =]